Dica de livros que li durante a carreira de locutor

Dica de livros que li durante a carreira de locutor

Compartilhar
Share

Desde muito cedo sou apaixonado pela profissão de locutor, quando comecei a entender e ouvir rádio, fui fisgado pelas produções incríveis que a Rádio Jovem Pan vinha fazendo wm meados dos anos 80 e 90 com o programa “Djalma Jorge Show“, aqui era fascinante!

A forma criativa daquelas produções me chamava muita atenção e um desejo imenso de participar de tudo aquilo.

Mais tarde já apaixonado pelo rádio, comecei a prestar bem atenção nas locuções tradicionais, como os locutores nos cativavam e criavam toda aquela magia de estar próximo de nós fazendo a nossa companhia. Em destaque cito a extinta Rádio Cidade 96,9 FM de São Paulo. A forma ao qual aquela rádio “fazia rádio” era fantástico, a produções de vinhetas, a equipe de locutores, os programas e tudo que formava aquela rádio.

Ouvindo tudo aquilo e já completamente envolvido e motivado em ser locutor, comecei a buscar informações constantes para entender como poderia ser um locutor, lembrando que estava num tempo onde ainda não tínhamos internet popular, logo, minhas maiores fontes de conhecimento eram a biblioteca Mario de Andrade na capital paulista e os livros.

Dois livros que forem por muito tempo a minha “bíblia sagrada” e item de cabeceira foram o “Como Falar no Rádio Prática de Locução Am e Fm Dica e Toques” e o “Radio. Inspiração, Transpiração E Emoção” de autoria de Cyro Cesar, um grande nome do rádio brasileiro e fundador da RádioOficina uma das principais escolas de rádio do Brasil.

São 2 livros que continuam a ser peças fundamentais para qualquer pessoa que tenha intenção de entrar para profissão e até mesmo para profissionais que já estão no segmento, mas que precisam sempre se manter em treinamento.

Abaixo você pode comprar os 2 livros. Aproveite!!

Cleber Almeida

About Cleber Almeida

É bacharel em publicidade e propaganda, tecnólogo em produção audiovisual e e profissional de locução. Fundou a NaMosca Produções Audiovisuais em 2010, além de outros projetos voltados para a gestão de conteúdo e rádio, como a Rádio Tom Social, primeira emissora de web rádio para o terceiro setor, Rádio RockBR focada na divulgação do rock nacional, o portal eVÍDEOCLIPE voltado para conteúdos sobre cultura pop e é idealizador do Encontro de Profissionais de Web Rádios Brasileiras - EPWBR.
Compartilhar
Share