Um pouco sobre o mercado de Web Rádio
7 de abril de 2016A internet tornou-se a maior plataforma de comunicação do mundo, e com ela trouxe a convergência digital. O jornal, revistas, a TV e o rádio agora fazem parte deste grande universo web, cada um no seu tempo de migração e aceitação pelo internauta, afinal esta “migração” requer estudos e adaptações para que estes veículos sejam algo a mais. Já temos visto o jornal de forma bem sucedida na internet, as revistas, mas como andam a TV e o rádio para este novo seguimento e formato de transmissão?
A TV tem começado a fazer parte da internet apenas agora, temos visto emissoras replicando seu conteúdo para web e descobrindo novos formatos, inclusive de conteúdos exclusivos para internet. Já o rádio, embora já esteja à frente da TV nesta corrida midiática, vem sofrendo grandes problemas por diversas questões
O rádio está migrando para internet de forma lenta e desordenada. Embora existam milhares de rádios online ou popularmente web rádios, elas são simplesmente tocadoras de música e ainda não cumprem o papel fundamental de um veiculo de comunicação que muito além do entretenimento eles tem como função base prestar serviço, como o rádio convencional sempre fez e ainda faz. Este fator gera insegurança ao mercado publicitário e em investidores, pois como não há regulamentação tudo ainda parece uma grande brincadeira onde as pessoas estão se divertindo com suas playlists online. Poucas emissoras estão trabalhando profissionalmente com o rádio na internet e acabam sendo atingidas por este tipo de pensamento, enfraquecendo assim sua parte comercial.
Quanto a audiência, o rádio na internet tem tudo para alcançar o mundo todo, coisa que por sua natureza ela já faz, a final ela está na internet. Porém, creio que não seja desta forma que devemos pensar, precisamos adotar nichos de mercado e apostar em gestão de conteúdo para eles. Tudo na internet é conteúdo, e com o rádio não dá para ser diferente neste sentido. Temos de criar conteúdo associando a dinâmica do rádio com a linguagem da internet, e este talvez seja um dos principais segredos para o rádio crescer consideravelmente dentro de sua nova maneira de transmissão, e assim se tornar um grande veículo de massa, não isolado, mas em conjunto com a internet.
O mercado precisa olhar diferente para o rádio na internet, pois estamos no ponto inicial de um grande avanço para este veículo que todos nós amamos e usamos há tanto tempo.
Como não temos um órgão que controle a audiência do rádio na internet, fica difícil falar de qual emissora é a mais ouvida. Além da falta deste órgão os mecanismos de mensuração são falhos.
Mas creio que as web rádios customizadas e para o seguimento jovem como Coca-cola FM e Rádio Tang consigam atingir um número interessante de audiência devido a sua verba de marketing cujo as empresas destinam exclusivamente para emissora. Elas acabam não tendo um faturamento direto com vendas de serviços ou produtos, mas fidelizam a marca junto aos seus consumidores. Aposte em rádios na internet para nichos de mercado!
Além dos nichos, uma rádio customizada é uma excelente maneira de ampliar a comunicação da sua empresa, creio que seja a hora de pensar nisso!
O próprio profissional de web rádio precisa mudar sua postura no mercado. Tenho visto muitos gestores do veículo dizerem acanhadamente que possuem uma “radiosinha na internet”, ou seja, ele mesmo não acredita no veículo. É preciso mudar isso!
Outra postura que precisa ser mudada em relação a estes gestores está relacionada à paixão por rádio, é preciso deixar esta paixão guardada com muito carinho numa caixinha blindada e passar a pensar como empreendedor e não mais como alguém que sonha em trabalhar em rádio ou fazer locução. É preciso pensar como dono de negócio, pensar estratégias de marketing, comercial, comunicação e tecnologia. Não basta criar apenas uma linda vinheta ou site para usa rádio, é preciso pensar como um todo criando soluções de gestão empreendedora.
Incansavelmente repetirei, “o rádio na internet é um veículo com futuro promissor”, agora cabe a nós, gestores de rádios convencionais, profissionais de comunicação em geral e investidores, criar meios inovadores para torná-lo mais atrativo. Se o rádio convencional deu tão certo, não haja dúvidas que na internet ele será ainda maior, pois agora tem um alcance maior e novas maneiras de falar com o seu público.
Muito bacana o artigo,tenho uma radio web.
Quando começamos a um ano atrás,queríamos mais pegar experiência quanto direção,produção e demais trabalhos de uma radio.No inicio alçávamos menos de 100 ouvintes mensais…E realmente frustrante!Mais resolvemos não desistir,investimos na plástica e na divulgação em geral.O resultado após alguns meses foi chegando,ate acima do esperado!Hoje contamos 26 mil ouvintes mensais,lembrando que tudo isso leva tempo e suor.Agora estamos trabalhando para monetizar a radio,primeira mente não visando lucros mais a alta sustentabilidade!
Temos muito pela frente mais sabemos que somente as rádios que se dedicarem e levarem a serio se manterão.
Marcello Mem
Direção artística
http://www.radiotrilhasonora.com
É isso aí Marcello! A dedicação e o pensamento voltado ao empreendedorismo é o que dá gás para o crescimento. Quanto mais atuamos como gestores e não produtores, mais cresceremos!! Abs
Oi Cleber… To devorando tudo o que posso sobre o assunto… e este seu texto é o resumo de muito do que já vi você comentar nos vídeos… e é certamente o panorama que mesmo hoje, já bastante depois de quando você postou, permanece ainda com um rumo incerto quanto aos resultados que a web rádio pode alcançar… Um texto excelente… com conteúdo para analisar nas entrelinhas…
Concordo plenamente que há um futuro muito promissor para as rádios na internet… e eu estou trabalhando para dar em breve a minha contribuição… Eu tenho certeza que tal como o exemplo do Marcello que postou aqui a sua experiência com baixa audiência no início e que em meses atingiu um publico elevado, que pela aplicação de todas as técnicas que você tem mencionado em tudo o que você divulga, seja aqui no site, no Facebook, no Youtube… eu e quem mais dedicar-se a realizar um projeto estruturado, atingirá resultados surpreendentes…
É mesmo fundamental que tenhamos mais do que apaixonados por rádio, por música, por conteúdo, locução… neste meio… e sim empreendedores… gestores que utilizem tudo o que existe de conhecimento já provado pelos anos com as rádios, mas que promovam inovação, como exige o mercado consumidor, que demanda muita oportunidade, um mundo inteiro de consumidores, ouvintes, fãs, por quê não?
Eu já tinha um caminho de projeto em mente… mas analisando com visão de negócio… como um gestor… voltar meu projeto para um nicho bem específico como você observa nas suas indicações de sucesso… é sem dúvida um caminho pavimentado para obter primeiro a segurança junto a solidez do trabalho bem feito, para então desenvolver outros sonhos…
Parabéns mais uma vez… Estou realmente muito feliz e impressionado com seu trabalho que proporciona ferramentas de muita utilidade para quem está ingressando no desenvolvimento de uma web rádio… Muito sucesso pra você em tudo… pra que continue seus projetos… ajudando muita gente no caminho… Muito obrigado! Grande abraço! 😉
Olá Jorge, tudo bem? Agradeço imensamente pela atenção e disposição para consumir os conteúdos que tenho produzido. É bom saber que eles tem sido de grande valia para gestores como você, que está com os pensamentos à frente para obter excelentes resultados e sucesso em sua rádio na internet. Um grande abraço.